segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Mãe, você sabia que a fruta é melhor que o suco?



A ideia de se iniciar a introdução alimentar dos bebês com sucos ainda é muito disseminada, mas deixou de ser recomendada. Isso porque, entre outros fatores, a fruta em forma de suco tem menos fibras e mais frutose (o açúcar nela encontrado). Por esse motivo o consumo exagerado de sucos por bebês e crianças pode aumentar o risco de Diabetes tipo 2, cáries, desordens intestinais, etc. 

Sobre o assunto:
http://pediatriadescomplicada.com/2015/02/04/orientacao-sobre-sucos-dar-ou-nao-a-crianca/

Mãe, você sabia que babá e creche não são as únicas opções?


Num país como o nosso, onde a licença maternidade de 6 meses é considerada um luxo para poucas mães, babás e creches tornaram-se necessidade. Entretanto, não são as únicas opções. Existe uma solução intermediária entre dedicar-se exclusivamente aos filhos e trabalhar em período integral: a cooperativa de mães/pais. São grupos de mães/pais que se unem para se dividir nos cuidados dos filhos de todos. Um dos modelos possíveis é o seguinte: cinco mães cuidam dos filhos de todo o grupo - cada uma em um dia da semana. Claro que essa alternativa pode não ser viável para muitas mães, mas pode ser interessante para muitas outras. As vantagens passam pela diminuição da terceirização dos cuidados, socialização das crianças e menos exposição a doenças (uma vez que são menos crianças convivendo). Informe-se à respeito, veja se poderia ser uma realidade na sua vida e sofra menos com a volta ao trabalho (porque sabemos: é um processo duro!

Sobre o assunto:

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mãe, você sabia que tapete EVA pode ser tóxico?



Sabe aquele tapete emborrachado que quase todas as mães compram para os seus bebês? Pode ser tóxico! 
Alguns tapetes de EVA apresentam alta concentração de um solvente chamado Formamida. Essa substância, além de cancerígena, é considerada nociva para as crianças, podendo ocasionar desordens no processo de formação, desenvolvimento e maturação de elementos do sangue, como leucócitos e plaquetas.
Na Bélgica o tapete de EVA foi proibido. No Brasil, há um regulamento do Inmetro que disciplina a quantidade de formamida permitida em brinquedos. Por esse motivo, é importante observar se o tapete que você vai comprar contém o selo do Inmetro.Fique atenta!

Mãe, você sabia que você tem muito leite?



"Todas as mulheres têm leite? Claro que não!
A glândula mamária é um órgão que pode sofrer doenças, assim como o coração ou os rins que podem funcionar mal ou deixar de funcionar.
O que não pode ser é que existam tantas mulheres sem leite como pensam. (...)
A hipogalactia -escassez de leite- deveria ser uma doença tão rara como qualquer outra, digamos como a diabetes ou a hipertensão.(...) Apenas faz um século que os bebês começaram a sobreviver sem o leite materno (...)

problema é que a nossa sociedade não confia na lactância. Chegamos a pensar que o normal é não ter leite e que se alguma mãe tem, é só a mais extraordinária das coincidências.(...)

A imensa maioria das vezes, quando a mãe acredita que não tem leite, na realidade não existe nenhum problema. ESTATISTICAMENTE, É MAIS PROVÁVEL GANHAR NA LOTERIA QUE TER HIPOGALACTIA."
(Fonte: GONZÁLEZ, Carlos. Un regalo para toda la vida – Guía de la lactancia materna. Madrid: Temas de Hoy, 2006)

Sobre a hipogalactia (falta de leite) e para ler o texto do Dr. Carlos Gonzalez na íntegra:

Mãe, você sabia que me deixar chorando faz mal?




"'Quando falamos em deixar um bebê sozinho e chorando para que ele aprenda a dormir sozinho, esquecemos que estamos lidando com alguém que ainda não tem maturidade neurológica, ritmo de sono, ciclo circadiano [período de 24 horas pelo qual nosso corpo se norteia para organizar suas funções]. Pensamos em nossa referência e no que nós, adultos, esperamos', lembra o pediatra Ricardo Chaves, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UERJ. (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). (...)

'Ao aderir a essas táticas, os pais expõem o filho a um grande estresse emocional' . De acordo com ele, em vez de recomendar métodos para ensinar os bebês a dormir, os profissionais devem orientar os pais e dizer que o normal para um recém-nascido é, na verdade, não dormir direto e não deixá-los ainda mais desesperados."

Mãe, você sabia que é cedo para comer açúcar?



Em tempos não tão longínquos, maiores de 30, 40 anos, apareciam como portadores exclusivos de uma das manifestações da doença, o diabetes Tipo 2. Em crianças e adolescentes, detectava-se com maior frequência o diabetes mellitus insulino-dependente ou diabetes infantil.
Atualmente, a preocupação com o crescimento do diabetes vem crescendo em todo planeta, especialmente porque os hábitos alimentares das crianças produzem novos números todos os dias.
O diabetes tipo 2 não é mais doença de gente grande.
A ingestão contínua e progressiva de açúcar por bebês antes de 2 anos, e crianças de todas as idades, leva-nos rumo a uma nova desordem mundial." (Fonte: Alimentação e Saúde Infantil)
"O consumo exagerado de açúcar na infância pode favorecer o surgimento da diabetes tipo 2, diagnosticada com maior frequência em crianças acima do peso." Fonte: Guia do Bebê
Açúcar é fonte de energia. Muitos alimentos oferecem naturalmente. Expor precocemente uma criança ao açúcar industrializado e suas variações (as bibliografias especializadas entendem por precocemente antes dos 2 anos de idade) implica não só no aumento da probabilidade do desenvolvimento de diabetes, como no surgimento de cáries e vícios - no paladar e nas sensações que o açúcar proporciona - dificultando a inserção de alimentos de qualidade em sua dieta. É uma bola de neve: criança consome açúcar, gosta do açúcar e em pouco tempo pode deixar de apreciar sabores menos evidentes, como frutas in natura, legumes, etc. "Mas coitadinho dele! Nem um docinho? Ele vai sofrer!" Gente, sinceramente, alguém aí sente falta daquilo que não conhece? Você aí que nunca comeu uma comida típica da Índia, pode dizer que é infeliz por isso? Que sente falta dessa comida? "Ah, mas ele sempre pede..." Se seu filho de 1 ano e meio pedir para colocar a mão liquidificador em funcionamento você vai deixar? Para a criança tudo é experimentação, e ela pede por curiosidade, não necessariamente porque aquilo a fará mais feliz. Além disso, se a família cultiva hábitos saudáveis e não oferece determinados alimentos, a probabilidade da criança nem se interessar é muito maior. Pense nisso!

Sobre o tema, um texto:
E uma entrevista:

Mãe, você sabia que essa posição atrapalha?



Hoje, a maioria das mulheres ainda dão à luz na posição chamada de 'litotomia', uma pose estranha que consiste em deitar de costas com os pés e as pernas levantadas.
Na verdade, essa é a pior posição que se possa imaginar para dar à luz. A Organização Mundial de Saúde (OMS) a chamou de “claramente prejudicial” e recomendou que seja eliminada.

Com a mulher apoiada nas costas, o bebê luta contra a gravidade em seu caminho para o mundo. O resultado: um parto mais difícil e um aumento da taxa de ruptura vaginal grave.

Além disso, gritar para a mãe 'empurrar' aumenta o dano perineal e a dor do parto, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de oxigênio que chega ao feto.
Basicamente, a posição de litotomia tornou-se padrão na medicina moderna principalmente porque dá aos médicos acesso direto e irrestrito à vagina. NA VERDADE, TER BEBÊS É MUITO PARECIDO COM FAZER BEBÊS - NÃO HÁ UMA POSIÇÃO QUE SE ADAPTE A TODAS AS SITUAÇÕES. A OMS sugere que as mulheres tenham a oportunidade de se movimentar durante o trabalho de parto e de mudar a sua posição de acordo com o que parecer melhor.
Em geral, a ciência nos diz que uma boa posição para o parto é de cócoras, porque geralmente abre a pelve em 10%. Nesse caso, 10% de espaço a mais pode significar muito." Fonte (texto e foto): Hypescience
Caso você esteja se questionando sobre a posição de cócoras e pensando que as mulheres de hoje não conseguem ficar tanto tempo nela, saiba que existe uma banqueta própria para o parto de cócoras. A estrutura é de plástico, é barata e todo hospital poderia ter uma. Além disso, há outras formas de auxiliar a posição, como o apoio do pai do bebê, parto na água, etc. Pode ser que de cócoras não seja a melhor opção pra você, mas a posição de litotomia definitivamente não é a melhor para a maioria das mulheres. Movimente-se e teste!

Sobre o tema, a postagem "O Parto de Cócoras em Imagens." Traz um apanhado histórico (com esculturas e pinturas) onde você verá que parir de cócoras não é uma "invenção" ou "moda", além de imagens atuais de parturientes nessa posição.
http://adeledoula.blogspot.com.br/…/o-parto-de-cocoras-em-i…

Mãe, você sabia que eu não preciso de tantos estímulos?



Atualmente os pais vivem uma correria e pressão intensas com os filhos: tem que aprender logo a andar, a falar, a nadar... Calma, gente! Tudo tem seu tempo e sua hora. Os pais precisam proporcionar um ambiente adequado para que os bebês possam aprender sozinhos e no seu tempo. Menos atividades, compromissos, mais brincadeiras ao ar livre e em em contato com os pais. Isso fará dos seus filhos crianças mais felizes e certamente adultos mais realizados e seguros!
Além disso, vamos lembrar que nossos filhos são apenas crianças e que, se há uma fase na vida para viver sem maiores preocupações, é da infância que estamos falando!
Contudo, uma observação: respeitar o ritmo da criança é uma coisa. Ignorar problemas graves de desenvolvimento é outra coisa. Por exemplo: se seu filho tem 2 anos e não fala uma única palavra pode ser um alerta para buscar ajuda especializada. Precisamos de bom senso para não sobrecarregar as crianças mas temos que ficar atentos a alguns sinais de desenvolvimento, ok?

Sobre o excesso de estimulação:

Mãe, você sabia que tenho que fazer o teste do olhinho?



O teste do olhinho - também conhecido como teste do reflexo vermelho - não é tão famoso mas é extremamente importante. Esse teste permite diagnosticar precocemente catarata congênita, retinoblastoma (tumor de retina), retinopatia da prematuridade, infecções e hemorragias de retina, malformações congênitas dos olhos, entre outros.

Para se ter uma ideia, de acordo com alguns estudos, a catarata congênita está presente em aproximadamente 6 em cada 10 mil recém nascidos. Imagine se juntarmos a ocorrência de cada uma dessas condições! O diagnóstico precoce - não só da catarata, mas dos outros problemas citados - amplia as perspectivas de uma visão de qualidade a longo prazo.

Algumas maternidades realizam o exame logo após o nascimento. Entretanto, cabe dizer que não dilatam a pupila e não contam com o apoio de oftalmologistas na maioria dos casos, fazendo com que algumas alterações relevantes do olho não sejam percebidas. Muitas clínicas oftalmológicas realizam o Teste do Olhinho (inclusive pelo plano de saúde). Não hesite em fazer!

Obs: Nem todos os pediatras sabem da importância e/ou solicitam o teste. Lembre-se disso se for o caso do seu pediatra.

Mãe, você sabia que pode amamentar grávida?



"Amamentar durante a gravidez não representa risco para o bebê, tampouco para a mãe. A regra geral é que não existe problema se a gestação for normal e a mulher estiver saudável. As cólicas não devem ter relação com a amamentação, pois a liberação de ocitocina, hormônio secretado durante as mamadas, não é capaz de provocar contrações uterinas dolorosas e duradouras antes da 38ª semana de gravidez. Até essa idade gestacional, o útero tem proteções especiais que impedem seus efeitos." (Fonte: Revista Crescer)
Durante a gestação, a produção de leite pode diminuir e/ou o sabor do leite mudar. É comum bebês desmamarem espontaneamente durante as gestações de irmãos mais novos (pesquisas falam em mais de 60% dos bebês). Porém, não há necessidade de desmamar durante a gestação ou após o nascimento.

Um guia de perguntas e respostas da Vila Mamífera sobre amamentação na gestação e amamentação tandem (duas crianças ao mesmo tempo).

Mãe, você sabia que amor e limites andam juntos?



Crianças precisam de afeto. Crianças precisam de limites. Da combinação de afeto, empatia e limites surge a Disciplina Positiva. Poderíamos falar muito dela, mas o blog Paizinho Vírgula fez uma sequência de postagens excelente sobre o tema. Nessas postagens você vai perceber que Disciplina Positiva não é permissividade e que há outras alternativas para criar filhos - diferentes daquelas que usaram conosco mas igualmente (ou mais) eficazes.

O link (nele links para as outras postagens):

Mãe, você sabia que obesidade também é coisa de criança?



"Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros .

(...) nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos."

(Fonte: Fiocruz)

Não, não é bobagem! Não é frescura! O peso (físico e emocional) de carregar o rótulo de obeso é alto. São adultos que apresentam comidas às crianças (em casa, na lancheira dos filhos, nas propagandas, nos filmes, EM TODO LUGAR!). Obesidade é assunto sério e não deveria ser um problema na vida de tantas crianças. "Mas e o brigadeiro na festa infantil?" Gente, um, dois, cinco brigadeiros numa festa no sábado não fazem um obeso. Bebidas artificiais com açúcar, biscoito recheado e jujuba na lancheira diária sim! E não vamos esquecer do excesso de eletrônicos e pouca correria típica da infância! Vamos rever os hábitos? 
😉😉😉
A dica de hoje é o documentário "Muito Além do Peso" que traz o problema da obesidade infantil também sob uma ótica social (além de vários outros toques!). Vale a pena conferir! (Na íntegra no link no YouTube).

Mãe, você sabia que quem não respira não é enforcado?



"Enforcar: provocar asfixia."
"Asfixia: dificuldade ou impossibilidade de respirar."
"O cordão umbilical: é um anexo exclusivo dos mamíferos que permite a comunicação entre o feto e a placenta. (...) Além da garantia de nutrientes é responsável pela troca gasosa (...) Resumindo, ao contrário do normal, a veia umbilical transporta sangue rico em oxigênio proveniente da placenta e as artérias carregam sangue pobre em oxigênio. Assim, JÁ QUE OS PULMÕES DO FETO NÃO ESTÃO EM FUNCIONAMENTO, a placenta é que fica responsável em fazer o papel deles." Fonte: Google
" 'Em congressos, já ouvi profissionais renomados pedindo aos ultrassonografistas que não coloquem mais a circular de cordão no resultado do ultrassom, já que ela não é justificativa médica para uma cesárea',diz Jorge Khun. Além disso, o ultrassom não é capaz de especificar se o cordão está apertado ou frouxo. De qualquer forma, não se trata de uma emergência que deva tirar o sono das futuras mães. 'Em 18 anos de carreira médica, não tive nenhum caso de circular de cordão, identificada em ultrassom, que tenha sido definidora de cesariana',conclui Nogueira."
Fonte: Revista Crescer (Jorge Khun e Alexandre Pupo Nogueira são médicos obstetras)
Conclusão: bebê recebe oxigênio pelo cordão umbilical (inclusive depois que nasce, como já falamos aqui) e só passa a respirar de fato do lado de fora da barriga.

E um material do GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) sobre o tema, com destaque para a frase "Cerca de um terço dos bebês nascerá com pelo menos uma volta de cordão umbilical ao redor do pescoço." No link, inclusive, há vídeo sobre o assunto.

Boa leitura!
- Foto: Débora Amorim. (Bebê saudável no nascimento com duas circulares de cordão no pescoço)

Mãe, você sabia que na barriga não tem calendário?



Segundo o Perinatal Institute apenas 4% dos bebês nascem na data provável do parto. Ou seja, a famosa DPP erra 96% das vezes!
De acordo com o artigo: "Definição da Gestação a Termo: uma nova e melhor visão" (Febrasgo) gestações entre 37 semanas e 41 semanas e 6 dias são consideradas a termo, ou seja, dentro da "normalidade".

Além disso, alguns estudos apontam que o processo de amadurecimento dos pulmões ocorre durante o trabalho de parto. Lembrem-se: bebê formado é diferente de bebê pronto. Os bebês têm seu tempo e há razões (comprovadas) para esperá-lo, ok? 
😉😉😉

Um textinho do Roteiro Baby de Curitiba sobre os benefícios do trabalho de parto.
Antes uma fofoquinha ao estilo revistas de famosos: Princesa Kate pariu seus dois filhos após 41 semanas de gestação. Será que os profissionais que a acompanhavam estavam mesmo dispostos a "arriscar a vida" da realeza?
http://www.roteirobabycuritiba.com.br/…/os-beneficios-do-t…/

Mãe, você sabia que o problema não é o dente ?



Você já parou pra pensar na infinidade de coisas que acontecem com uma criança por volta dos 6 meses? Introdução alimentar, sentar e, para muitas, a mãe que volta a trabalhar, a creche, a babá... Dá cansaço só de ler! E aí nessa fase de tantas mudanças, a maioria dos bebês ganha seus primeiros dentinhos. Qual a nossa conclusão sobre as mudanças de humor, de padrões de sono e alimentação? Dentes, claro! Acontece que nem sempre são os dentes. Mudanças na vida do bebê podem causar desconfortos. 

Dois textos interessantes sobre o assunto (Dr Daniel Becker e Ligia Sena - Cientista que Virou Mãe).

Mãe, você sabia que o sangue do cordão é meu?


Dentre os procedimentos realizados com recém nascidos certamente um dos mais comuns é o corte (e/ou clampeamento) do cordão umbilical imediatamente após o nascimento - prática que vai contra ao preconizado pela OMS, que recomenda o corte tardio do cordão. Vamos aos fatos: o bebê ganha aproximadamente 100 ml a mais de sangue pelo cordão umbilical até o 3º minuto de vida. Se um homem adulto de 1,82m e 90kg tem aproximadamente 7 litros de sangue em seu corpo (fonte: The New York Times) imagine a falta que 100 mililitros fazem para um bebê de 50 cm e 3 kg! Além disso, durante toda a gestação o bebê recebe oxigênio pelo cordão umbilical (que o transporta da placenta para o bebê). Quando o cordão é cortado precocemente, a adaptação do útero para o ambiente externo é brusca, fazendo com que o bebê tenha que respirar imediatamente para receber oxigênio. Pense que essa pessoa nunca respirou antes! As transferências pelo cordão umbilical só terminam quando o cordão umbilical para de pulsar, sendo esse o momento adequado para o corte, apontam estudos.
Mas e a coleta de células tronco do cordão umbilical? A Anvisa publicou em maio de 2013 a cartilha "Conhecendo os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário" que esclarece sobre verdades e mitos sobre o congelamento de células tronco do cordão umbilical para o próprio uso. Além da cartilha, a professora da UFRGS e pesquisadora do Instituto de Pesquisa com Células Tronco Patricia Panke, no artigo "O Terrorismo do Cordão Umbilical" , afirma "As células-tronco do sangue de cordão praticamente só são usadas para doenças hematológicas como as leucemias (…) não servem para outras doenças, pois não têm as chamadas células-tronco mesenquimais, só as hematopoiéticas. (…) Não adianta congelar na esperança de usar para outras doenças, como doenças cardíacas, diabetes, neurológicas."

Sobre o tema, uma postagem do blog Parto pelo Mundo:
http://partopelomundo.com/…/umbilical-cord-clamping-why-to…/

Mãe, você sabia que pode não ser cólica?



O choro sem razão aparente normalmente ganha o título de cólica. Às vezes de refluxo também. Vocês sabiam que a cólica é uma condição encontrada basicamente em bebês ocidentais? Por que não há registros de cólicas em bebês orientais em algumas pesquisas realizadas? O que fazer então com esse choro "sem nome"? 
Quer dizer então que a cólica não existe? 
Pra responder a tudo isso, Dr Carlos Gonzalez no linkhttp://www.slingando.com/…/a-colica-por-dr-carlos-gonzalez.…

Mãe, você sabia que eu não preciso de tantas coisas?



E aí você ficou grávida e há uma infinidade de produtos nas lojas e listas de enxoval na internet. Primeira verdade que você precisa saber: seu filho NÃO vai nascer com 8kg. Isso significa que, a menos que você vá viajar e precise comprar tudo de uma vez pra aproveitar a oportunidade ou que você vá morar numa caverna (😂😂), não há a menor necessidade de comprar roupas até os 2 anos de idade da criança. À medida que o bebe cresce, você compra. Espaço no armário e seu bolso agradecem. Segundo: se você pretende seguir o que preconiza a OMS (🙏🙏🙏) e amamentar exclusivamente seu bebe até os 6 meses, por que comprar mamadeiras, esterilizadores de mamadeiras e coisas do gênero? A mamadeira no armário, além de desnecessária, vai prejudicar sua auto confiança na amamentação.
Terceiro: seu bebê vai crescer rápido no primeiro ano de vida. Quanto mais roupas você comprar, menos chances ele terá de usar. Visite brechós infantis e veja a quantidade de roupas de bebê sem uso vendidas por lá. É pouco bebê pra muita roupa! Outra coisa: que mal há em reaproveitar coisinhas dos primos, irmãos e amigos? Bebês usam tão pouco as roupinhas e outras coisinhas "indispensáveis".
Dito isso, uma lista bem razoável de enxoval. Percebam que não há quantidades e as necessidades podem variar conforme a família, mas é uma referência boa! Vamos diminuir o consumismo desenfreado do mundo já nessa fase?
http://casacozinhaefraldatrocada.com.br/…/enxoval-do-que-r…/

Mãe, você sabia que eu quero o seu colo?



Quando um bebê nasce, são realizados vários procedimentos e exames de rotina. Os exames essenciais após o nascimento podem (e devem) ser realizados no colo da mãe.
O teste do APGAR - um desses procedimentos de rotina - é um método de avaliação com o objetivo de verificar frequência cardíaca, tônus muscular, respiração, reflexos e cor da pele. Todos esses fatores podem ser observados com o bebê no colo da mãe. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê. Não separá-lo da mãe ao nascer é mais uma garantia de que isso irá acontecer.
Não há necessidade de separação de um bebê saudável da mãe e, de acordo com o estudo "O 'choro de angústia da separação' do recém-nascido humano na ausência de contato com o corpo materno" as crianças reconhecem a separação física de suas mães. A conclusão do estudo é, portanto, que o local mais apropriado após o nascimento é em contato íntimo com a mãe.
Além disso, você esperou 9 meses pra conhecer o seu bebê! A vontade é de pegar e nunca mais largar!

Sobre o tema, além do link pro estudo que foi falado, um texto do pediatra Daniel Becker em seu site "Pediatria Integral".
Obs: A portaria nº 371 /2014 do Ministério da Saúde determina que deve haver o contato imediato e contínuo do recém nascido com a mãe, devendo o profissional que a assiste durante o parto colocar o recém nascido sobre o seu abdômen ou tórax, de acordo com sua vontade, independentemente da via de nascimento. A determinação vale para bebês a termo (não prematuros) com ritmo respiratório normal, tônus normal e sem líquido meconial.

Mãe, você sabia que essa é a semana Mundial do Aleitamento Materno?



O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber. É feito "sob medida" e contém tudo aquilo que ele precisa. A OMS recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses e a amamentação complementar até os 2 anos ou mais. 

Estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno e a campanha desse ano fala da mulher que trabalha. Essa dupla jornada - mãe e profissional - é especialmente difícil na fase da amamentação porque as empresas não possuem locais adequados para ordenha e estoque de leite.
É preciso conscientizar! Amamentação passa por informação: dos pais, do pediatra, dos familiares e até mesmo dos empregadores.
Aproveito pra divulgar que no dia 06/08 ocorrerá na Praças dos Três Poderes manifestação pela regulamentação da Lei 11.265/2006, que contribui para a adequada nutrição dos lactentes e crianças de primeira infância. Apóia a causa? Da um pulo lá!

E o link recomendado é o vídeo postado pelo Serginho Groisman na sua página aqui no face sobre a campanha. Ele e a esposa são padrinhos esse ano.
https://www.facebook.com/video.php?v=851671384908738
‪#‎SMAM2015‬

Mãe, você sabia que eu não preciso desse colirio?



Você certamente já visitou recém nascidos ou mesmo observou o seu bebe recem nascido e percebeu que havia uma manchinha laranja no olho do bebê. Ok, pode ser que você não tenha reparado, mas essa manchinha significa que pingaram colírio de nitrato de prata. Esse colírio deve ser pingado em bebês que nasceram de parto normal e cuja mãe tenha gonorreia ou clamidia . No Brasil, esse é um procedimento de rotina feito em 100% dos nascimentos em grande parte dos hospitais. Alguns hospitais já permitem que os pais escolham se querem ou não pingar o colírio, mas em geral, se os pais não falam, o colírio é utilizado.
Estudos afirmam que o colírio de nitrato de prata causa conjuntivite química em alguns casos. Além disso, causa ardência/queimação no momento da aplicação. O recém nascido merece passar por isso se ele não precisa?

E sobre o assunto, um texto divertido e informativo do site Bem Criar:
http://bemcriar.com/…/colirio-de-nitrato-de-prata-no-olho-…/

Mãe, você sabia que pode ser só crescimento?



Você já reparou que há fases em que seu filho (bebê, criança ou adolescente) está mais sensível, irritadiço e/ou com alterações no sono e apetite? Tudo ia bem e de repente essa crise gera uma instabilidade em todos da casa. Ele pode estar passando por um salto de desenvolvimento ou pico de crescimento. O salto de desenvolvimento está relacionado a aquisição de novas habilidades (que vão desde aprender a rolar até conquistas relacionadas a raciocínio e memória) enquanto picos de crescimento estão relacionados ao crescimento físico. Em ambos os casos a criança pode, por exemplo, passar a acordar mais vezes à noite, estar mais carente, menos receptiva a estranhos, etc. Esses fenômenos acontecem desde o nascimento! 

Sobre o tema, um material bem legal do Guia do Bebê: 
http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenv…/

Mãe, você sabia que eu nasci, mas não nasci?




Confuso, não? Observe os mamíferos que você conhece e note que o ser humano é o mais debilitado deles ao nascer (muitos já nascem caminhando, por exemplo). Isso não acontece atoa. Segundo a teoria da extero-gestação isso acontece basicamente porque o bebe humano não nasce pronto e seu desenvolvimento (que pra maioria dos mamíferos se dá dentro da barriga) só é concluído do lado de fora do útero! Isso significa que, pelo menos até os 3 meses de idade, é como se o bebê não tivesse nascido. Talvez por esse motivo, esse período seja justamente a fase mais difícil na visão de muitos pais. 🙋

Sobre teoria da extero-gestação e como passar por esse momento delicado, uma postagem do blog "A mãe que Quero Ser": 

https://amaequequeroser.wordpress.com/…/evolucao-exteroges…/

Mãe, você sabia que eu não preciso de banho ao nascer?



O bebê nasce coberto de vérnix e vérnix não é sujeira. Vérnix é uma substância branca que, além de absorvida pela pele do recém-nascido cerca de 12 horas depois do nascimento, tem como principal função proteger a pele dos microrganismos do líquido amniótico e do ambiente externo. Além disso, tem função termorreguladora, hidratante e antibactericida!
E o que que muitos hospitais fazem quando nasce um bebe? Banho ou paninho úmido. Não, minha gente, não só não precisa como não se deve limpar a pele do bebê nas primeiras 24 horas de vida. Não estamos falando de ficar sem trocar fralda, ok? 😀

Além do vérnix, há outras razões para não dar banho nas primeiras horas de vida. Algumas delas nesse post do "Vida Materna":

Mãe, você sabia que amamentação não é só alimentação?



Muitas vezes acabamos de amamentar e o bebê chora novamente. Os palpiteiros de plantão logo dizem "não é fome, ele acabou de mamar". Então, palpiteiros, acontece que o bebê não mama apenas quando está com fome. Bebês mamam para atender necessidades emocionais (afinal de contas, um bebê é uma nova pessoa, que não enxerga o mundo como nós) e fisiológicas (alimentação E sucção). Outro ponto importante é que o principal estímulo para produzirmos leite materno é a sucção do bebê.Por isso, se não amamento porque ele acabou de mamar, não há estímulos, produzo menos leite e o final dessa história pode ser o desmame precoce. Lembrem-se: a OMS preconiza a amamentação exclusiva durante os 6 primeiros meses do bebê. Não desista!
A leitura indicada hoje é o guia de perguntas e respostas sobre amamentação do blog "Paizinho, Vírgula". Uma das melhores materiais sobre o tema já feitas! Observem no próprio blog que tem "parte 1" e "parte 2". Enjoy! ‪#‎maevocesabia‬