Muitas gestantes têm receio de criar gatos durante a gestação e isso se deve principalmente ao mito de que ele é o principal transmissor da toxoplasmose. Porém, as principais formas de contaminação ocorrem pela ingestão de carne crua ou mal passada e pela ingestão de legumes, verduras e frutas mal lavadas.
"Apenas 1% dos gatinhos transmite a toxoplasmose e, para isso, eles precisam estar doentes e, principalmente, na fase de eliminação dos oocistos*. O gatinho contrai toxoplasma quando come carne crua ou mal passada ou, ainda, se ele comer insetos, ratos, lagartixas que contenham cistos do protozoário. É importante saber que adquirir toxoplasmose de gatos é muito raro e o animalzinho NÃO é a principal fonte de transmissão." (Fonte: PEA)
"Para que você se contamine com o toxoplasma, você precisa comer a forma infectante, que nada mais são que os ovinhos germinados presentes nas fezes do gato contaminado. Ou seja, você precisa que as fezes do gato tenham contato com sua boca. E tem mais, as fezes do gato infectado precisam ter contato com sua boca depois de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa!" (Fonte: Veterinária Gabriela Toledo para luisamell.com.br)
Se durante os exames pré-natais você descobrir que já teve contato com o toxoplasma durante a vida (muitas pessoas já tiveram sem sintoma algum), não há riscos!Se você nunca teve o contato com a doença basta que tenha cuidados básicos como: lavar bem as mãos antes das refeições, não comer carne mal passada, lavar bem frutas e legumes, usar luvas ao tratar da caixa de areia do gato, etc.
Para ler o texto do PEA na íntegra acesse: http://www.pea.org.br/cuidados/toxoplasmose.htm
Para mais informações:
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/06/21/o-gato-nao-e-o-vilao-da-toxoplasmose-diz-infectologista.htm
*oocistos: são formas produzidas exclusivamente nas células da mucosa intestinal do gato e eliminados nas fezes.
Já segue o "Mãe, você sabia?" no Instagram? Corre lá! @maevocesabia"

Nenhum comentário:
Postar um comentário