O teste do olhinho - também conhecido como teste do reflexo vermelho - não é tão famoso mas é extremamente importante. Esse teste permite diagnosticar precocemente catarata congênita, retinoblastoma (tumor de retina), retinopatia da prematuridade, infecções e hemorragias de retina, malformações congênitas dos olhos, entre outros.
Para se ter uma ideia, de acordo com alguns estudos, a catarata congênita está presente em aproximadamente 6 em cada 10 mil recém nascidos. Imagine se juntarmos a ocorrência de cada uma dessas condições! O diagnóstico precoce - não só da catarata, mas dos outros problemas citados - amplia as perspectivas de uma visão de qualidade a longo prazo.
Algumas maternidades realizam o exame logo após o nascimento. Entretanto, cabe dizer que não dilatam a pupila e não contam com o apoio de oftalmologistas na maioria dos casos, fazendo com que algumas alterações relevantes do olho não sejam percebidas. Muitas clínicas oftalmológicas realizam o Teste do Olhinho (inclusive pelo plano de saúde). Não hesite em fazer!
Sobre o teste:
http://www.cbo.com.br/…/publico_g…/criancas/teste_do_olhinho
http://www.cbo.com.br/…/publico_g…/criancas/teste_do_olhinho
Obs: Nem todos os pediatras sabem da importância e/ou solicitam o teste. Lembre-se disso se for o caso do seu pediatra.

Nenhum comentário:
Postar um comentário