sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mãe, você sabia que eu quero o seu colo?



Quando um bebê nasce, são realizados vários procedimentos e exames de rotina. Os exames essenciais após o nascimento podem (e devem) ser realizados no colo da mãe.
O teste do APGAR - um desses procedimentos de rotina - é um método de avaliação com o objetivo de verificar frequência cardíaca, tônus muscular, respiração, reflexos e cor da pele. Todos esses fatores podem ser observados com o bebê no colo da mãe. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê. Não separá-lo da mãe ao nascer é mais uma garantia de que isso irá acontecer.
Não há necessidade de separação de um bebê saudável da mãe e, de acordo com o estudo "O 'choro de angústia da separação' do recém-nascido humano na ausência de contato com o corpo materno" as crianças reconhecem a separação física de suas mães. A conclusão do estudo é, portanto, que o local mais apropriado após o nascimento é em contato íntimo com a mãe.
Além disso, você esperou 9 meses pra conhecer o seu bebê! A vontade é de pegar e nunca mais largar!

Sobre o tema, além do link pro estudo que foi falado, um texto do pediatra Daniel Becker em seu site "Pediatria Integral".
Obs: A portaria nº 371 /2014 do Ministério da Saúde determina que deve haver o contato imediato e contínuo do recém nascido com a mãe, devendo o profissional que a assiste durante o parto colocar o recém nascido sobre o seu abdômen ou tórax, de acordo com sua vontade, independentemente da via de nascimento. A determinação vale para bebês a termo (não prematuros) com ritmo respiratório normal, tônus normal e sem líquido meconial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário