terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mãe, você sabia que a cesárea pode ser necessária?


Dizer que a cesárea é uma cirurgia que salva vidas diariamente é chover no molhado, certo? O que se sabe também é que quando mal indicada ou eletiva aumenta os riscos para mãe e bebê (algo em torno de 3% e 2,5%, respectivamente). A OMS estima que entre 10 e 15% dos casos a cesárea é uma cirurgia necessária, embora preconize que o parto normal é a via de nascimento mais segura e saudável nos outros 85-90%. Mas então, como saber? É importante dizer que a busca de uma gestante deve ser por aquilo que a deixa mais segura. Para muitas (a maioria?) a melhor opção é a que seja mais segura para si e para o seu bebê e as evidências científicas apontam para o parto normal como essa opção. Porém, nem sempre há clareza nos consultórios médicos sobre em que casos a cesárea é realmente indicada. 
Por esse motivo, a leitura do dia é um post famoso da Dra Melânia Amorim chamado "Indicações Reais e Fictícias de Cesárea".
Obs: caso a pergunta "quem é essa Dra Melânia?" surja, sugerimos uma pesquisada na plataforma Lattes, onde será possível ver seu (extenso!) curriculum.
Obs 2: Esse post NÃO tem o objetivo de afirmar que a qualidade da maternidade é definida pela via de nascimento. O objetivo é, como todos os materiais aqui publicados, informar mulheres e suas famílias sobre suas opções da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário