Relato de parto de Fabiana Sousa Pires (parto normal após 3 cesáreas)
"Na primeira consulta dessa gestação com o obstetra que me acompanhou nos dois últimos pré-natais escutei a seguinte frase: 'parto normal depois de 3 cesarianas é lenda da internet. Não conheço, nunca fiz e não faço!'
Uma amiga me encorajou que procurasse a médica que havia feito seu parto para que eu tentasse um parto normal já que minhas experiências com as cesáreas anteriores não foram positivas. Entrei em contato com a médica e comecei a ser acompanhada também por uma doula - e participar dos encontros com outras gestantes que ela promovia.
Sabia que meu parto seria de médio risco com algumas restrições: sem analgesia, sem ocitocina, sem misoprostol pra indução do parto, entre outros (conforme fui esclarecida pela médica).
Às 20:40, com 41 semanas de gestação, minha bolsa rompeu. Avisei à equipe e, como o líquido estava amarelo-esverdeado, fomos orientados a ir para o hospital.
Já no hospital, e com a demora da evolução da dilatação, colocamos a Sonda de Foyer * para auxiliar. Os batimentos cardíacos do bebê eram monitorados a todo instante.
Às 03:10, no último exame de toque realizado pela médica, a surpresa: o bebe já estava nascendo! Ainda estávamos no quarto e fomos para o centro obstétrico nesse momento (apesar do meu desejo em permanecer ali, não era permitido pelo hospital).
Naomi, meu bebe, chegou às 3:24 do dia 09/06/2015, com 41 semanas e 2 dias, depois de três forças espontâneas expulsivas na sala de parto, com uma circular de cordão, 3.545 kg, perímetro cefálico 36 cm, 50 cm de estatura e meu perímetro permaneceu íntegro (não houve corte ou laceração).
No plano de parto pedi pra que não usassem colírio de nitrato de prata e não fosse aspirada e fui respeitada pela equipe.
A sensação de parir e ficar em pé logo após a saída do bebe foi inesquecível! Para quem teve 3 cesarianas me senti forte, orgulhosa e corajosa! Realizei um sonho: um parto suave, rápido, desejado e natural, com aventura e fortes emoções.
Obrigada Senhor, meu Deus! Pelas experiências que tive e por sua presença em minha vida!"
Primeira cesárea: 10/11/1999
Indicações dadas pelo médico: bebê acima do peso, circulares de cordão no pescoço e suspeita (não confirmada posteriormente) de diabetes gestacional.
Indicação dada pelo médico: falta de dilatação
Terceira cesárea: 12/10/2012
Indicação dada pelo médico: duas cesáreas anteriores
*Sonda de Foyer: cateter com balão. Método mecânico pra indução de parto.
Sobre o assunto:
http://partoaposcesarea.blogspot.com.br/2013/06/13-mitos-sobre-vbac-traduzindo.html?m=1

Nenhum comentário:
Postar um comentário