E aí a gente ouve "ela teve um parto domiciliar COM DOULA" ou "é um absurdo essas doulas fazendo parto". Vamos por partes: quem pode conduzir um parto? Um parto normal pode ser conduzido por médicos obstetras, enfermeiras obstetras e obstetrizes. Uma cesárea somente pode ser realizada por médico obstetra. Mas aí nessa frase tem "obstetrizes". Obstetrizes são doulas, certo? Errado! Obstetrizes são profissionais de nível superior (no Brasil, a USP oferece essa formação, por exemplo) com aptidão técnica reconhecida para a condução de partos normais. A figura da "Midwife" (cuja tradução literal é parteira) que existe em outros países é a equivalente da Obstetriz ou da Enfermeira Obstetra (uma vez que a nossa formação é diferente).
E a doula? A doula é a profissional que auxilia a parturiente durante o pré natal e no parto oferecendo apoio físico e emocional. É a doula que faz a massagem salvadora no trabalho de parto, por exemplo. É a profissional que auxilia no preenchimento do Plano de Parto. É a pessoa que vai cuidar para que o momento do parto seja vivido da melhor maneira possível. No Brasil não há curso superior de doulas, mas muitas delas são profissionais de saúde (psicólogas, enfermeiras, fisioterapeutas, etc), embora isso não seja uma exigência.
Sobre o papel da doula, uma postagem da Erica de Paula (doula, psicóloga, acunpunturista e co-roteirista do documentário "O Renascimento do Parto"):

Nenhum comentário:
Postar um comentário