sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mãe, você sabia que essa posição atrapalha?



Hoje, a maioria das mulheres ainda dão à luz na posição chamada de 'litotomia', uma pose estranha que consiste em deitar de costas com os pés e as pernas levantadas.
Na verdade, essa é a pior posição que se possa imaginar para dar à luz. A Organização Mundial de Saúde (OMS) a chamou de “claramente prejudicial” e recomendou que seja eliminada.

Com a mulher apoiada nas costas, o bebê luta contra a gravidade em seu caminho para o mundo. O resultado: um parto mais difícil e um aumento da taxa de ruptura vaginal grave.

Além disso, gritar para a mãe 'empurrar' aumenta o dano perineal e a dor do parto, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de oxigênio que chega ao feto.
Basicamente, a posição de litotomia tornou-se padrão na medicina moderna principalmente porque dá aos médicos acesso direto e irrestrito à vagina. NA VERDADE, TER BEBÊS É MUITO PARECIDO COM FAZER BEBÊS - NÃO HÁ UMA POSIÇÃO QUE SE ADAPTE A TODAS AS SITUAÇÕES. A OMS sugere que as mulheres tenham a oportunidade de se movimentar durante o trabalho de parto e de mudar a sua posição de acordo com o que parecer melhor.
Em geral, a ciência nos diz que uma boa posição para o parto é de cócoras, porque geralmente abre a pelve em 10%. Nesse caso, 10% de espaço a mais pode significar muito." Fonte (texto e foto): Hypescience
Caso você esteja se questionando sobre a posição de cócoras e pensando que as mulheres de hoje não conseguem ficar tanto tempo nela, saiba que existe uma banqueta própria para o parto de cócoras. A estrutura é de plástico, é barata e todo hospital poderia ter uma. Além disso, há outras formas de auxiliar a posição, como o apoio do pai do bebê, parto na água, etc. Pode ser que de cócoras não seja a melhor opção pra você, mas a posição de litotomia definitivamente não é a melhor para a maioria das mulheres. Movimente-se e teste!

Sobre o tema, a postagem "O Parto de Cócoras em Imagens." Traz um apanhado histórico (com esculturas e pinturas) onde você verá que parir de cócoras não é uma "invenção" ou "moda", além de imagens atuais de parturientes nessa posição.
http://adeledoula.blogspot.com.br/…/o-parto-de-cocoras-em-i…

Nenhum comentário:

Postar um comentário